Alimentos para Diabetes: veja as melhores opções para a saúde

Alimentos para Diabetes: veja as melhores opções para a saúde

A diabetes é um problema de saúde muito comum em milhões de brasileiros. O tratamento, além de utilizar medicamentos, também depende de uma dieta equilibrada. Por isso, é tão necessário ter o conhecimento sobre os alimentos para diabetes. 

Você tem ideia de quais são eles? Neste conteúdo, vamos te mostrar algumas opções para incluir na sua rotina e, dessa forma, conseguir controlar mais os níveis de açúcar no organismo. 

Vale frisar que, mesmo com o problema da diabetes, é possível viver normalmente, desde que o diabético tome os devidos cuidados. 

Continue por aqui e saiba como ter mais saúde e qualidade de vida! 

A MundiHealth tem suplementos alimentares feitos especificamente para ajudar a controlar a glicose no sangue. Confira as opções agora mesmo! 

Quais são os melhores alimentos para diabetes?

No geral, os alimentos indicados para controlar a diabetes são aqueles com baixos índices de carboidratos simples. 

Isso porque a Diabetes Mellitus é caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. Já a causa é por conta da ineficiência da insulina (hormônio responsável pelo controle de açúcar no sangue). 

Além disso, vale lembrar que existem dois tipos de diabetes: 

  • diabetes tipo 1 —  os anticorpos causam a destruição de algumas células, o que resulta na deficiência de insulina;
  • diabetes tipo 2 — o paciente tem resistência à insulina, o que ocasiona o descontrole de glicose no sangue. 

A doença é bastante séria, por isso, é fundamental estar atento às medidas de controle dela. 

Sobre os alimentos para diabetes, você deve focar nos seguintes: 

Grãos integrais

Os primeiros tipos de alimentos da nossa lista são os grão integrais. Nesse grupo, então, ficam: quinoa, farinha integral (que produz macarrão, pães, tortas e afins), flocos de aveia e linhaça. 

O bacana, também, é que os grãos integrais não só diminuem os níveis de açúcar no organismo, como ainda proporcionam mais saciedade. 

Dessa forma, eles também são ótimos para prevenir a diabetes (a obesidade faz com que o pâncreas trabalhe bem mais, fato que pode levar à deficiência de insulina). 

Melhores alimentos para diabetes

Leguminosas

As leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, amendoim) também são ótimos alimentos para diabetes. Dizemos isso porque eles ajudam a manter a insulina em níveis controlados no organismo, sem sofrer oscilações. 

Além disso, vamos combinar que esse alimentos possibilitam uma infinidade de receitas, não é mesmo? Dá para fazer sopas, caldos, tortas integrais e até hambúrgueres (de lentilha). 

Só de pensar já dá água na boca, não é mesmo? 

Gorduras saudáveis

Seguindo a mesma lógica dos alimentos anteriores, as gorduras saudáveis também ajudam a controlar a glicose no sangue. Mas, afinal, quais são esses tipos de alimentos com gorduras boas? 

Bom, nesse caso, estamos falando de abacate, azeite extra virgem, nozes, óleo de coco, amêndoas e azeite de oliva. 

Mais uma vantagem desses alimentos com gordura é que eles são ricos em ômega 3 e ácidos graxos (ótimos para diminuir o colesterol, reduzir as chances de doenças cardíacas, prevenção a inflamações e outros benefícios para os diabéticos). 

Leite

Leite e seus derivados também são excelentes para controlar a glicose. Isso acontece porque esse grupo alimentar tem altos níveis de proteína, substância que ajuda a baixar as taxas de açúcar no sangue. 

Foi isso o que constatou, também, uma pesquisa da University of Guelph. Os pesquisadores conferiram que consumir leite no café da manhã é excelente para os diabéticos. 

Então, no seu próximo café da manhã, capriche no leite (dê preferência para o desnatado, que possui menos gorduras)! 

Frutas

E que tal incluir mais frutas na sua alimentação? Elas representam ótimos alimentos para diabetes, uma vez que têm altos índices de fibras, substâncias que também ajudam a regular as taxas de glicose no sangue. 

Diante disso, invista em maçãs, pera, mamão, tangerina, uvas, abacaxi, laranjas e tantas outras. A diversidade de frutas é enorme, assim não vão faltar ótimas opções para as suas refeições! 

frutas para diabetes

Carne magra

Aqui, a nossa intenção é mais de desvendar um mito. Muitas pessoas acreditam que o consumo de carne piora a diabetes. 

Na verdade, isso não procede. O problema é o consumo de carnes muito gordurosas, mas aquelas magras são excelentes. Afinal, elas também possuem grandes quantidades de proteínas, o que ajuda a controlar a glicose. 

Então, aproveite, por exemplo: filé de frango, patinho, peixes, filé mignon, coxão mole, alcatra, músculo, coxão duro.  

E quais alimentos não devem ser ingeridos em excesso por diabéticos?

Assim como tem alimentos que ajudam a controlar a diabetes, também existem aqueles que pioram a doença. No geral, tratam-se de alimentos com altos teores de açúcar, como:  

  • doces em geral;
  • chocolates;
  • carnes processadas;
  • bebidas alcoólicas;
  • tubérculos (batata, batata-doce e afins); 
  • mel;
  • açúcar. 

Além da alimentação, o que é benéfico para controlar a diabetes? 

Existem outras medidas que ajudam a controlar a diabetes (tanto a do tipo 1 quanto do tipo 2). 

Então, além de comer equilibradamente e fazer o uso de medicamentos (em alguns casos), é essencial evitar vícios, como de álcool e cigarro. 

Outra medida importante é fazer várias refeições ao dia (entre quatro a seis), isso para que seja possível manter o equilíbrio de açúcar no organismo. Fazer atividades físicas regularmente também é outra saída. 

Os exercícios físicos melhoram a função metabólica do organismo, algumas células passam a captar glicose do sangue. 

Nunca é demais lembrar que o estilo de vida saudável como um todo tem vários benefícios para a mente e o corpo. Outra observação é sempre fazer o acompanhamento médico para ter a certeza de que a sua diabetes está controlada. 

A MundiHealth tem suplementos alimentares feitos especificamente para ajudar a controlar a glicose no sangue. Confira as opções agora mesmo! 

Conclusão 

Desta vez, o nosso foco foi falar sobre os alimentos para diabetes. Como vimos nos parágrafos anteriores, existem vários grupos alimentares que ajudam a diminuir a glicose no sangue. 

Alguns desses alimentos para diabetes são os seguintes: frutas, grãos integrais, leguminosas, leites e seus derivados, entre outros. 

Além disso, você também pode apostar nos suplementos alimentares da MundiHealth. Fabricados em cápsulas, essas suplementações são bem fáceis de se ingerir e, assim, ter muito mais saúde e qualidade de vida. 

Gostou das nossas dicas? Então, continue navegando aqui pelo blog da MundiHealth e descubra mais dicas para a sua vida! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami