vitamina-para-ossos

Vitamina para os Ossos: quais são as melhores e como atuam?

A saúde óssea é um assunto extremamente importante, não importa a idade da pessoa. Afinal, ter ossos fortes e resistentes é algo benéfico para se manter ativo em qualquer fase da vida. Mas como ter essa condição? A resposta está nas vitaminas para os ossos. Você sabe quais são elas? 

A boa notícia é que existe mais de um tipo que te ajuda a ter uma estrutura óssea melhor. Para esclarecer todo esse tema, separamos algumas dicas excelentes. Tudo para você viver melhor e por muito mais tempo. 

Ficou curioso para saber tudo? Continue por aqui e aproveite as informações da MundiHealth! A sua saúde óssea pode melhorar bastante, acredite! 

Conheça os suplementos alimentares que auxiliam na saúde dos ossos. Os produtos podem ser encontrados na MundiHealth!

Quais são as melhores vitaminas para os ossos?

Quando o assunto é saúde dos ossos, as pessoas logo se lembram do cálcio. Não é para menos, já que essa forma de mineral é realmente excelente para toda a estrutura óssea. 

Mas, para além do cálcio, existem vitaminas para os ossos. Vamos ver quais são elas? Além disso, claro, vamos ver como fazer com que elas fiquem em bons níveis em seu organismo. 

Veja as três poderosas vitaminas para ossos: 

Vitamina D

Muito se fala do cálcio, mas você sabia que de nada adianta ter grandes reservas desse mineral, se o seu organismo estiver em falta de vitamina D

A lógica disso é a seguinte: para poder absorver o cálcio, o corpo precisa de vitamina D. Então, é importante sempre buscar as fontes desse tipo de vitamina. 

Uma maneira de conseguir vitamina D é por meio da exposição aos raios solares. Para isso, você precisa tomar sol diariamente e, de preferência, em horários perto do meio dia. Só não se esqueça de passar protetor solar! 

Além disso, claro, há os alimentos de origem animal que também possuem vitamina D. Mais adiante, vamos ver detalhes sobre esse ponto. 

Melhores Vitaminas para Ossos

Vitamina K

A vitamina K também é excelente para a saúde dos ossos. Nesse caso, estamos falando de uma vitamina responsável por fixar o cálcio na chamada massa óssea. Dessa forma, também é possível ter o aumento da densidade óssea. 

Outra ótima consequência desse tipo de vitamina para os ossos é que ela evita doenças, por exemplo, a osteoporose. 

Já vale adiantar que existem vários alimentos com muita vitamina K. Então, se você seguir uma alimentação equilibrada, poderá desfrutar de muito mais saúde e bem-estar

Observação: ao final deste conteúdo, ainda vamos dar uma dica bônus para reforçar a sua reserva de vitaminas, ok?

Vitamina A

O terceiro componente da nossa lista é a vitamina A. Ela é extremamente importante para adultos e crianças, uma vez que participa do desenvolvimento da estrutura óssea. 

Assim como os demais tipos de vitaminas para ossos, a vitamina A também pode ser encontrada em vários alimentos. Já, já vamos ver quais são eles. 

Continue por aqui!

Outros minerais que fortalecem os ossos

Lembra que, há pouco, nós falamos sobre o cálcio? Pois bem! Fora esse mineral, há outros tão eficientes quanto para a saúde óssea. 

Confira quais são eles: 

  • magnésio — além de fortalecer os ossos, o magnésio tem o poder de evitar câimbras musculares e dores nos nervos. Encontre esse tipo de mineral em nozes, leguminosas, peixes e, até mesmo, no chocolate amargo;
  • cobre — esse mineral também possui outros benefícios, fora a proteção óssea. Ele também melhora o sistema imunológico e aumenta a produção de colágeno (o que é ótimo para a pele). O cobre encontra-se, por exemplo, na castanha-do-Pará e na castanha de caju;
  • manganês — o ponto crucial do manganês é que ele auxilia o organismo a absorver vitaminas do complexo B. Já essas, por suas vezes, também fortalecem os ossos. É possível encontrar manganês em chás e leguminosas;
  • zinco — o zinco não só ajuda na saúde dos ossos, como ainda melhora a produção de hormônios e, também, fortalece o sistema de defesa do corpo. O zinco pode ser consumido por meio de carnes bovinas e grãos integrais.

Como as vitaminas agem no organismo em benefício dos ossos?

Assim como nós comentamos, nos tópicos anteriores, as vitaminas que agem a favor da saúde dos ossos são: 

  • vitamina D;
  • vitamina K;
  • vitamina A;
  • vitaminas do complexo B. 

Alimentos ricos em vitaminas benéficas para os ossos

Todas as vitaminas para ossos que trouxemos até aqui podem ser encontradas em diversos alimentos. A lista é realmente bem grande, o que é excelente. Afinal, você pode ter muitos ingredientes e, assim, criar e mesclar muitas receitas para o dia a dia. 

Confira quais são os alimentos excelentes para os ossos e aproveite tudo!

  • peixes (salmão e sardinha são ótimos exemplos);
  • ovos;
  • leite e seus derivados (queijos, iogurte, coalhada, etc.);
  • semente de abóbora;
  • linhaça;
  • folhosos escuros;
  • soja;
  • frutas secas (por exemplo, damasco e tâmaras);
  • brócolis;
  • entre outros. 
Ingerir Vitaminas para Ossos

Outras formas de ingerir vitaminas para os ossos

Os alimentos compostos de vitaminas para os ossos são ótimos. Isso porque eles não só fortalecem a saúde óssea, como também agem de outras formas benéficas. 

Como vimos, os alimentos têm muitas vitaminas que fortalecem o sistema imune, ajudam na produção de hormônios, dentre outras vantagens imperdíveis. 

E que tal ter ainda mais benefícios para a sua saúde e bem-estar? Esse ponto é possível com os suplementos alimentares para ossos. As suplementações são feitas à base de vitamina D, vitamina K, manganês, magnésio, cálcio e outras substâncias cruciais para a saúde dos ossos. 

Aproveite mais essa facilidade para você ter ossos fortes e saudáveis! Lembrando que essas condições são extremamente importantes para qualquer idade!

Conheça os suplementos alimentares que auxiliam na saúde dos ossos. Os produtos podem ser encontrados na MundiHealth!

Conclusão 

A MundiHealth tem sempre ótimos conteúdos para você ter mais saúde, disposição e qualidade de vida. 

Desta vez, nós falamos sobre as vitaminas para ossos. Elas são as seguintes: vitamina A, vitamina D, vitamina K e vitaminas do complexo B.

Além disso, ainda há os minerais, como cálcio, cobre, manganês, zinco e magnésio — todos excelentes não só para os ossos, mas a saúde como um todo. 

Encontre essas substâncias importantes em diversos alimentos (ovos, peixes, leites e seus derivados, linhaça, soja, etc.! Já para complementar a sua alimentação, conte com os suplementos alimentares da MundiHealth! 

Gostou das nossas dicas? Confira outros assuntos parecidos aqui no blog da MundiHealth! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami