deficiencia-de-vitaminas-mundihealth

Deficiência de Vitaminas: As 7 Principais, Seus Sintomas e Mais!

Nos últimos tempos, você percebeu que está mais cansado e, até mesmo, sonolento durante o dia? Saiba que isso, muitas vezes, pode ser causado pela deficiência de vitaminas. 

Mas, não precisa se desesperar, porque o problema tem solução. Aliás, as alternativas são simples, realmente fáceis de encaixar na sua rotina e na sua vida. 

O primeiro passo para a mudança é acompanhar todo este conteúdo, pois preparamos o melhor para você. Então, confira as dicas e tenha muito mais saúde! 

A MundiHealth tem os melhores produtos: vitaminas, suplementos e probióticos. 

Vale a pena conhecer! 

O que causa a deficiência de vitaminas?

A deficiência de vitaminas, conhecida cientificamente como avitaminose, costuma ter duas razões: 

  • falta de consumo de alimentos e suplementos ricos em vitaminas;
  • dificuldade do corpo em absorver nutrientes

Como saber se estou com deficiência de vitaminas? Veja os principais sinais!

Depois de saber as raízes do déficit de vitaminas, você deve estar se perguntando: “quais são os sintomas da falta de nutrientes no corpo”, certo? 

Então, vamos aos principais sinais: 

  • sono excessivo, sobretudo, durante o dia;
  • fadiga grande e constante;
  • dores musculares (sem causa aparente);
  • pele ressecada;
  • unhas e cabelos mais fracos;
  • atraso no desenvolvimento corporal e motor das crianças. 

Observação: esses são os sintomas gerais para todo o tipo de falta de vitamina. Mas, você vai ver que, dependendo do nutriente, podem aparecer sinais mais específicos. 

Deficiência de vitaminas: as principais vitaminas e seus sintomas

deficiencia-de-vitaminas-sintomas

Além dos sintomas que citamos no parágrafo anterior, a longo prazo, a deficiência de vitaminas pode deixar o organismo mais suscetível a doenças. 

É por isso que é tão importante ficar atento aos sinais e, claro, buscar rotas para resolver o problema. 

Veja como diferentes vitaminas atuam no corpo e o que acontece quando estão em falta? 

Vitamina C

A vitamina C tem o papel de fortalecer o sistema de defesa do corpo: combater os radicais livres. Fora isso, ajuda na formação de cartilagens, ossos, músculos e vasos sanguíneos.  

Já quando ela está em falta no corpo, a pessoa pode sentir cansaço e sono excessivos, mau humor, dificuldade de cicatrização, sangramento de gengiva e até anemia. 

Vitamina D

Por sua vez, a vitamina D ajuda no fortalecimento de ossos e músculos. Mais uma função importante dela é tornar o sistema imune mais resistente

Consequentemente, o déficit desta vitamina causa: dores musculares, ossos mais frágeis, maior frequência de gripes e resfriados, além de fadiga constante. 

Vitamina A

As principais funções da vitamina A são a saúde e bom estado da visão e, também, crescimento e manutenção das mucosas. 

Quem apresenta falta dela acaba sofrendo com pele ressecada, baixa resistência a infecções e, em alguns casos mais graves, até cegueira. 

Vitamina K

A vitamina K cumpre um papel extremamente importante para o corpo, uma vez que ajuda aumentar a densidade óssea. Além disso, forma e mantém a saúde dos vasos sanguíneos. 

Mas, e o que acontece quando os níveis dela estão baixos? A pessoa pode apresentar fraqueza nos ossos e sangramentos recorrentes na boca, na pele e até no estômago. 

Vitamina E

No caso da vitamina E, podemos observar os benefícios para a saúde do coração, efeito antioxidante e prevenção de doenças sérias, como o câncer e o Alzheimer.

A deficiência da vitamina pode causar fraqueza muscular, desequilíbrio, falta de coordenação e lesões na retina.  

Vitamina B12

A vitamina B12 ajuda no aumento do colesterol bom, restabelecimento dos músculos, melhora do sono, formação de glóbulos vermelhos e proteção do sistema nervoso. 

O déficit dessa vitamina costuma causar irritabilidade, cansaço excessivo, dificuldade de dormir, feridas constantes na boca, falta de ar e mais. 

Vitamina B6

Por último, a vitamina B6 ajuda a produzir neurotransmissores, melhora o funcionamento do metabolismo, além disso, protege os neurônios e o sistema nervoso por inteiro. 

A sua falta desencadeia sintomas de cansaço, confusão mental e, muitas vezes, até depressão. 
Então, você imaginava que a deficiência de vitaminas poderia causar tantos problemas? Fique de olho em como você está ingerindo esses nutrientes! 

deficiencia-de-vitaminas-o-que-causa

Existe um exame de sangue para detectar deficiência de vitaminas?

Sim, existem exames de sangue específicos para identificar o nível de vitaminas no corpo. Por exemplo, o seu médico pode solicitar um exame de vitamina D ou um exame de vitamina B12. 

Qual deficiência de vitamina causa queda de cabelo?

Uma das principais causas de queda de cabelo é a falta da biotina, uma vitamina pertencente ao complexo B. 

Qual o melhor tratamento para falta de vitaminas?

O melhor a fazer, quando se está em um caso de deficiência de vitaminas, é reformular a própria alimentação. Além disso, apostar nos suplementos e, também, nos probióticos

Pensando nisso, procure ingerir mais frutas, legumes e verduras. Já a suplementação, como o próprio nome diz, tem o papel de complementar as vitaminas. 

E o melhor é que esses suplementos podem ser facilmente tomados, pois costumam ser feitos em forma de cápsulas ou de pó. Assim, basta tomar com água ou misturar no suco. 

Por fim, mas não menos importante, os probióticos ajudam o organismo a absorver mais nutrientes e, de quebra, ainda fortalecem o sistema imunológico. 

Conheça agora mesmo a variedade de vitaminas e probióticos da MundiHealth! Todos os produtos vêm diretamente dos Estados Unidos. 

Conclusão

Agora, sim, você já sabe quais os problemas que a deficiência de vitaminas pode desencadear. 

Como dissemos lá no início, o modo para resolver essa questão é mais simples do que se imagina. Só é preciso ter um pouco mais de cuidado e atenção no dia a dia. 

Busque sempre um estilo de vida saudável, ou seja, aquele com alimentação de qualidade, ingestão de suplementos e prática de exercícios físicos. 

Não espere que as queixas apareçam para só então mudar seus hábitos. 

Reprograme a sua rota e, dessa maneira, aproveite muito mais saúde e qualidade de vida! 

Para mais dicas como essas, continue aqui no blog da MundiHealth!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami