sintomas de estresse

Sintomas de estresse: saiba quais são os principais e como tratar

A rotina muito pesada, ou seja, com uma quantidade infinita de trabalho, cuidados com a casa, com a família, o esforço de manter as contas em dia — tudo isso pode desencadear sintomas de estresse. 

E aí, será que você está passando por quadros estressantes? Nós vamos mostrar quais são eles, além disso, citar as causas mais frequentes e quando uma pessoa deve procurar ajuda médica. 

Então, continue por aqui e fique por dentro do assunto!

Conheça os suplementos da MundiHealth que aliviam o estresse! 

O que é e quais os principais sintomas de estresse?

Os sintomas de estresse são mais frequentes do que se possa imaginar. 

De acordo com uma pesquisa Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), o nosso país está entre os que mais tem pessoas estressadas no mundo. 

O estudo finalizado em 2017 mostrou que cerca de 70% da população brasileira apresenta algum sinal de estresse. 

Diante disso, é de extrema importância ficar atento aos sinais do seu corpo e da sua mente. Há sempre maneiras de tratar o nervosismo e, assim, conseguir ter muito mais qualidade de vida. 

O primeiro passo é descobrir quais são os sintomas de uma mente estressada. Veja: 

Irritação 

Você sente que, até mesmo, ações e fatos pequenos do dia a dia conseguem te irritar bastante? Esse pode ser um dos sintomas de estresse. 

A irritação também acaba fazendo com que a pessoa se desestabilize e entre em uma sucessão de nervosismos. 

É claro que algumas situações mais extremas nos causam irritação mesmo. Mas, quando as reações são muito maiores do que os fatos em si, é hora de parar e se reconectar. 

Problemas de concentração

Seja para trabalhar ou para estudar, você também sente que não consegue se concentrar? Ou, até se concentra, mas isso dura pouquíssimos minutos? 

A dificuldade em passar minutos e horas focado em uma coisa só também pode indicar estresse. 

Quando isso acontece, as pessoas tendem a perder o foco para o pensamento em problemas, tarefas futuras e outras questões. 

Ansiedade

Falando em tarefas futuras, o estresse, além de tudo, pode tornar as pessoas mais ansiosas — ou seja, com aquela preocupação muito grande do que ainda nem aconteceu.

Vale ressaltar que a ansiedade, em níveis muito altos, também pode causar insônia, ainda mais irritação e até um medo excessivo. 

Observação: precisamos ter em mente que a ansiedade (sem excessos) é algo normal da vida. O problema é quando ela atrapalha a dinâmica do dia a dia. 

Por exemplo: não conseguir apresentar um relatório para a equipe de trabalho, porque, justamente, você estava muito ansioso. 

Perda de peso

Mais um dos sintomas de estresse é a perda de peso. Isso porque o nervosismo e a ansiedade podem causar algumas mudanças no metabolismo. 

Com isso, a pessoa passa a ganhar peso, mesmo sem intenção. Fora que o estresse também diminui o apetite em alguns indivíduos. 

Aliás, pode acontecer o contrário também, dependendo da pessoa. Ou seja, ao invés de ganhar, ela perde peso. 

Queda de cabelo

O seu cabelo anda caindo demais ultimamente? Saiba que o estresse excessivo também está ligado a esse problema. 

A questão é que, quando alguém fica muito estressado, há o aumento do nível de cortisol (hormônio). 

Esse fato dificulta a absorção de nutrientes no organismo, logo, passa a faltar vitaminas para os cabelos

Quando é preciso procurar um médico?

Não importa se você tem um ou mais sintomas de estresse — se isso já prejudica a sua rotina, é hora de procurar um médico. 

Por exemplo: dia após dia, você não consegue se concentrar e, ainda, discute com os colegas de trabalho, porque está extremamente irritado. 

Uma situação como essa já é mais do que suficiente para procurar ajuda. Busque um atendimento médico, que pode ser por feito por um clínico geral ou médico da família. 

Ele saberá se é melhor te encaminhar para uma psicoterapia, para o tratamento com psiquiatra ou, ainda, para ambos. 

causas mais comuns de estresse

Quais são as causas mais comuns de estresse?

Os fatores que desencadeiam o estresse podem ser os mais variados possíveis. Há quem fique mais estressado por causa do acúmulo de tarefas e funções no trabalho. 

Outros se sentem mais nervosos e ansiosos diante de problemas familiares. Além disso, o estresse também é bastante comum em estudantes em fase pré-vestibular. 

Enfim, cada pessoa pode reagir de um modo diferente em relação aos fatos e obstáculos da vida. 

O mais importante é buscar o equilíbrio, ou seja, como vamos reagir diante de ocasiões mais desafiadoras e problemáticas. Assim, evitando o estresse muito grande. 

Como aliviar o estresse?

Quando o quadro de estresse está muito alto, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica. 

Fora isso, existem outras medidas que ajudam a aliviar a pressão. Confira algumas sugestões que podem te ajudar bastante: 

  • pratique atividades físicas — os exercícios liberam hormônios (serotonina e endorfina, por exemplo) responsáveis pela sensação de bem-estar; 
  • faça psicoterapia — as sessões fazem com que você se conheça mais e, ao mesmo tempo, te ajudam a lidar melhor com os fatos da rotina e da vida; 
  • medite ao início ou ao final do dia — a meditação ajuda a gerenciar o estresse, enquanto relaxa o corpo e a mente;
  • comece ou pratique mais algum hobby;
  • tire alguns tempos, na semana, para descansar;
  • converse mais com pessoas que você ama e com as quais se identifica. 

Conheça os suplementos da MundiHealth que aliviam o estresse! 

meditação ajuda a gerenciar o estresse

Conclusão 

Neste conteúdo, você pôde ver quais são os principais sintomas do estresse. Os sinais, na verdade, são os mais variados possíveis: desde irritação até queda de cabelo. 

Se você sente que esses fatores têm prejudicado bastante a sua vida, não hesite em procurar ajuda médica ou de um psicólogo. 

Além disso, é fundamental readequar a sua rotina, ou seja, começar a praticar atividades físicas, meditar, comer de forma saudável, optar por alguns suplementos e outras dicas que comentamos. 

Não tenha dúvidas de que, com os auxílios, tudo pode mudar, e você terá a chance de viver com mais paz, sossego e qualidade de vida! 

Gostou das dicas? Saiba mais aqui no blog da MundiHealth

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami