Vitamina para idoso

Vitamina para idoso: qual a importância e as mais necessárias

É bem comum que, com o passar do tempo, o organismo humano não funcione tão perfeitamente como na fase jovem da vida, sabia? Quem possui mais de 60 anos, por exemplo, pode ter o processo de digestão e o sistema imunológico mais vulneráveis. A boa notícia é que dá para resolver isso com a chamada vitamina para idoso.

Quer saber quais são elas? Vamos mostrar a lista neste conteúdo e, também, dizer onde é possível encontrá-las e como consumi-las. 

Acompanhe este conteúdo e veja como ter mais saúde e disposição na terceira idade! 

Conheça as vitaminas da MundiHealth, feitas nos Estados Unidos, e que complementam a alimentação de homens e mulheres! 

Vitamina para idoso: qual a importância nessa fase da vida?

De fato: o tempo é implacável. Isso significa que, ao passar dos anos, todas as pessoas passam a ter alterações no organismo e, claro, na aparência física. 

A pele, por exemplo, passa a sintetizar menos vitamina D. Já o processo de digestão também perde um pouco da sua capacidade, uma vez que o organismo produz menos ácido clorídrico (substância usada na digestão).

Outro ponto é que as células sanguíneas passam a ser  produzidas em menores quantidades, o que prejudica o sistema imunológico

É por tudo isso que as vitaminas para idosos são tão essenciais. Quem faz a reposição, sem dúvidas, consegue fortalecer a própria saúde e ter muito mais bem-estar e qualidade de vida. 

Quais as vitaminas mais necessárias para os idosos?

Dito isso, já que vitamina para idoso é algo tão necessário, podemos ver a lista de vitaminas que devem fazer parte da reposição

Confira: 

Complexo B

As vitaminas do complexo B têm o papel principal de proteger o cérebro e auxiliar as atividades mentais. 

Mais especificamente, esse grupo vitamínico participa na produção de neurotransmissores.

Além disso, as vitaminas do complexo B evitam a ação de oxidantes no cérebro e, ainda, ajudam o sistema imune. 

Benefícios para o idoso

As vitaminas B1, B6, B9 e B12 melhoram a memória, facilitam o processo de aprendizagem e, como fortalecem o sistema de proteção do corpo, os idosos ficam menos vulneráveis a doenças. 

Onde encontrar

As vitaminas B12 encontram-se em carnes, ovos, leites e seus derivados. Os suplementos alimentares também representam uma fonte dessa vitamina. 

Vitamina D

Mais uma vitamina para idoso é a do tipo D. Ela pode ser absorvida pelo organismo por meio da exposição da pele ao sol. 

Por isso, é importante que as pessoas mais experientes tomem, ao menos, uns 15 minutos de sol diariamente (sem se esquecer do protetor solar, claro). 

Fora isso, a vitamina D também pode ser conseguida por meio de alimentação bem rica em leite, gema de ovo e peixe. 

Benefícios para o idoso

Esse tipo de vitamina fortalece os ossos e dentes. Outros benefícios são a prevenção a diabetes e a alguns tipos de câncer. 

O fortalecimento muscular também acontece, já que a vitamina D participa da produção dos músculos. 

Vale dizer que, na terceira idade, também é normal que homens e mulheres percam resistência muscular. Sendo assim, a vitamina D se torna ainda mais essencial. 

Onde encontrar

Encontre vitamina D em peixes, frutos do mar, leites e seus derivados, além disso, em suplementos alimentares. 

Vitamina C para idosos

Vitamina C

A vitamina C, também conhecida como Ácido Ascórbico, é fundamental para pessoas de idade mais avançada. 

Aliás, é válido ressaltar que esse tipo de vitamina não é produzida pelo organismo humano, por isso, é sempre necessário buscar as fontes dela. 

Benefícios para o idoso

A vitamina C atua como um antioxidante, assim, ela protege as células e todo o material genético. 

Sem contar que ajuda bastante a fortalecer o sistema imunológico. Lembrando que essa parte do corpo, nos idosos, tende a ficar cada vez mais fraca, caso não haja uso de suplementos e consumo de uma dieta equilibrada. 

Onde encontrar

Você pode encontrar vitamina C em suplementos e, também, em um seleto grupo alimentar, por exemplo: laranja, manga, brócolis, acerola, couve, kiwi, salsa, tangerina, mamão, entre tantos outros. 

Vitamina A

Por fim, mas não menos importante, nós temos vitamina A. Esse tipo de nutriente é encontrado tanto em alimentos de origem animal como nos de origem vegetal. 

Ela também é muito famosa por sua ação antioxidante, tanto que compõe a fórmula de muitos cosméticos para a pele. 

Benefícios para o idoso

A vitamina A tem diversos benefícios para idosos. Ela ajuda a evitar a formação de células cancerígenas, fortalece a imunidade, evita a anemia e melhora o aspecto da pele.   

Benefício das vitaminas para os idosos

Onde encontrar

Além de estar disponível em suplementos vitamínicos, a vitamina A encontra-se nos seguintes alimentos: fígado, couve, cenoura, abóbora, espinafre, mamão, manga e em tantos outros. 

Conheça as vitaminas da MundiHealth, feitas nos Estados Unidos, e que complementam a alimentação de homens e mulheres! 

Conclusão

Por aqui, vimos quais são os tipos de vitaminas para idosos. Resumindo, o grupo mais do que importante é formado por: vitamina D, complexo B, vitamina A e vitamina C. 

Cada uma delas possui suas funções e benefícios, que vão desde a melhora do funcionamento do cérebro até o excelente aspecto da pele. 

Por serem tão importantes, não dá para deixá-las de fora da sua rotina, não é mesmo? 

Então, confira agora mesmo os suplementos alimentares da MundiHealth! Além de vitaminas, a loja também possui cápsulas de sais, minerais, probióticos, aminoácidos e muito mais. 

Outra dica essencial, para ter qualidade de vida, é sempre seguir uma alimentação balanceada, ou seja, rica em legumes, frutas e verduras. 

A prática de atividades físicas também pode tornar a terceira idade muito melhor. 

Já para saber mais a respeito de saúde e qualidade de vida, continue aqui no blog da MundiHealth! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami